segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Qual o seu perfil atacar, defender ou curar?


Algumas classes têm a opção de assumir mais de uma destas funções e outras apenas uma.
Vamos primeiramente falar de Tanque, Cura e Dano (DPS).




DANO
O Dano mais chamado de DPS é a função que vai ser responsável pelo dano dado aos oponentes, seja em PvE(player vs everthing) ou PvP (player vs player) todas as classes podem ser Dano.
Existem 2 tipos de DPS, os DPS Corpo a Corpo e os DPS a Distancia, os tipos são distintos, o DPS Corpo a Corpo, sempre ira se posicionar a curta distancia dos inimigos e o DPS a Distancia se posiciona a uma distancia considerável dos oponentes.
No inicio do jogo, quando você faz as missões sozinho, não é perceptivo, pois os mobs (grupo de inimigos) o alcançam, mas no estagio que você começa a fazer masmorras, você vê a diferença.
Todas as classes têm Especializações de DPS, que são vistas na arvore de talentos.


Parece a função mais simples do jogo, porém, vamos analisar:
  • DPS baixo leva o grupo a morte.
  • DPS mortos não dão dano em chefes
  • Os chefes tem um tempo para entrar no berserk em muitas situações em que fica impossível se matar os mesmo.

Sim a função dano é muito importante no jogo.

Porque conhecer o valor de meu dps?
Vamos falar uma coisa simples, vamos supor um grupo numa raide 10 jogadores quer derrotar um chefe com um valor de vida de (50M) 50.000.000, porém seu berserk começa em 12 min, tornando impossível se derrotar ele após isso.

Faremos um gráfico, contando apenas o dano da função dano:
O calculo é a Vida do Chefe dividida pelo numero de dps, o resultado dividido pelo tempo de luta e o resultado dividido por 60 segundos.
Vida do Chefe = 50.000.000
Numero de DPS = 5
Dano Individual para derrota = 10.000.000
Tempo de Luta = 12 min
DPS necessário = 13888,9

Porém esse calculo foi determinado por dano direto há um chefe e construído apenas para entendimento, em várias lutas existem aspectos diferentes como PNJs(NPCs) que ajudam o boss que deve ser exterminados rapidamente e etc, levando em consideração isso se aumenta o dano gerado e dps necessário.
A medição de seu DPS pode ser feita pelo addon Recount.



 CURA
Cura, também conhecido como Healer (Termo em Inglês) é uma das classes mais importantes do jogo, nem todas as classes tem especializações de cura, as que têm são Sacerdotes, Druidas, Xamãs, Paladinos e Monges.
A função Cura são os responsáveis por curar todo dano num determinado grupo de jogadores, em masmorras, um jogador da função Cura é o responsável por manter o grupo vivo. Com magias de cura em área ou de cura personagem por personagem a responsabilidade é curar todos os jogadores próximos contra o dano dos inimigos.
Essa função da suporte e cancela magias, reduzindo assim os danos, entre outros aspectos da função.
Um bom jogador da função é o que tem o senso de analisar prioridades, por exemplo, um Tanque está segurando um boss longe com pouca vida e tem um DPS morrendo qual teria mais prioridade no grupo?
Fazer essa função no jogo não é uma tarefa fácil, muitas vezes existem escolhas que agradam a todos ou não.



TANQUE
Outra função importante, os Tanques são responsáveis por pegar todo aggro e manter todos os inimigos batendo apenas nele, as classes que podem ser tank são Guerreiros, Cavaleiros da Morte, Druidas, Paladinos e Monges.
O aggro é a porcentagem de agressividade que o mob tem em cima de cada membro do grupo, tendo mais vida e magias ou habilidades especificas para isso, o Tanque mantem o Aggro e resiste aos duros golpes de mobs e chefes, pois se passarem dele, esse erro custara a morte de todo o grupo.
Um bom tanque sempre puxa todos os mobs e os concentra nele, sempre deixando o grupo seguro, a dificuldade do tanque é similar a da função, pois ele não pode deixar nada passar por ele.

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